Familias da Ilha Terceira é uma coleção em 6 volumes. Eles estão na forma de uma genealogia "up and down", incluindo ascendentes dos cônjugues. Assim,  com aproximadamente 17 500 casamentos  (datas e lugares), Familias da ilha Terceira, inclui genealogia da maioria das famílias da ilha Terceira.

 As pesquisas nos arquivos de Angra do Heroismo permitiram completar a consulta dos registos paroquais e dos livros de genealogia, e descobrir 486 ascendências novas até lá desconhecidas. Permitiram também de conhecer eventos da vida civil, politica e militar dessas pessoas.

Comprar en  livrarias ou com

Os volumes I e II apresentam mais ou menos 4 500 descendentes de Francisco Ferreira Dormonde, com ascendencia dos cônjugues deles.

O volume III apresenta as duas familias mais ligadas a de Francisco Ferreira Dormonde : familias de Aleixo Pacheco de Lima e de Manoel de Ponte Cardoso.

 

Os volumes II et III apresentam outras familias ligadas as tres familias acima citadas : Sebastião Gato e Clarinda Machado, Antônio de Lemos de Faria, Manoel de Andrade Fagundes e Barbara de Oliveira Pereira, Angela Camelo e Domingos Fernandes, Estevão Dias Toste e Agueda Esteves, Amaro Mendes Gato e Maria Pamplona.

Os volumes IV e V apresentam familias reconstituidas a contar das novidades genealocas.

O volume VI contém a transcrição de 478 documentos dos arquivos de Angra, contendo novidades genealógicas.

8 * 11.5 inches - 558 p.

Papel : 39$

Vol. I - Francisco FERREIRA DORMONDE e Dona Barbara GATO

Francisco Ferreira Dormonde vivia no leste da Ilha Terceira, durante a primeira metade do século XVII. Morava Ribeira Seca, situado entre São Sebastião e Fonte Bastardo. A partir de São Sebastião e de Quatro Ribeiras, os descendentes de Francisco Ferreira Dormonde vão instalar-se na maior parte das paróquias da Ilha Terceira, a exeção das de Angra e sua proximidade (São Bento e São Matheus).

 

A primeira mulher de Francisco Ferreira Dormonde, Dona Barbara Gato, faz parte de uma familia nobre de São Sebastião (cf. Vol. II, D1). Dois dos seus filhos têm larga descendencia.

Sebastião Gato Ferreira (§ 2) morava no Arrabalde, um bairro da vila de São Sebastião[1]. Sua filha, Dona Maria de Andrade (§ 2.4) inicio o núcleo familial de Ribeirinha e seu neto, João Ferreira de Ormonde (§ 2.2.6), o de Porto Judeo.

Sua neta, Margarida das Candeias (§ 2.2.5) inicio o nucleo familial do Brasil (Francisco Ferreira Armond).

Manoel Machado Dormonde (§ 3), segundo filho de Francisco Ferreira de Ormonde e de Dona Barbara Gato, morava em Ribeira Seca, como seus pais. Seu filho Manoel Machado de Ormonde (§ 3.8) iniciou o núcleo familial de Fonte Bastardo, e sua filha, Dona Barbara Gato (§ 3.6), do mesmo nome que avó, em Santa Barbara ; seus netos Antônio Machado de Ormonde (§ 3.7.3) em São Bartolomeu, e Manoel Machado de Ormonde (§ 3.7.1) em Lajes

Vol. II - Francisco FERREIRA DORMONDE e Dona Maria de LEMOS

8 * 11.5 inches - 526 p

Papel : 37$

A segunda mulher de Francisco Ferreira Dormonde, Dona Maria de Lemos, faz parte também de uma familia nobre de São Sebastião (cf. Vol. II, D2). Tiveram cinco filhos que viverão com Dona Maria nas Quatro Ribeiras onde instalou-se com seu segundo marido, o Capitão Bento Godinho da Costa (cf. Vol. II, D2 § 1.2).

Os dois primeiros filhos, Mateus e Barnabe, parecem ter morar em Angra onde ocupam diversos postos no Castelo São João Baptista. Os tres seguintes filhos, tiveram larga descendencia, especialmente José Ferreira de Ormonde (§ 9). No fim do século XVIII, quase a metade dos batismos e dos casamentos de Quatro Ribeiras referem-se a um descendente deste José.

+ Familias dos cônjugues :

- Familia de Dona Barbara Gato

- Familia de Antônio de Lemos de Faria

- Manoel de Andrade Fagundes e Barbara de Oliveira Pereira

- Angela Camelo e Domingos Fernandes

Vol. III - Aleixo PACHECO de LIMA / Manoel de PONTE CARDOSO

8 * 11.5 inches - 474 p.

Papel : 33$

Aleixo Pacheco de Lima e Agueda Camelo

Manoel de Ponte Cardoso e Maria da Costa Leonardes

+ Familias dos cônjugues :

- Estevão Dias Toste e Agueda Esteves

- Amaro Mendes Gato e Maria Pamplona

Vol. IV 

8 * 11.5 inches - 606 p

Papel : 42$

O volume IV descreve 5 famílias reconstituídas com as novidades genealógicas achadas nos arquivos de Angra. Alem dos Pestana de Maria Pestana casada com André Alveres, e de Sebastião Gato Toste casado com Maria Fernandes da Costa, tem as tres familias seguintes.

- Roque de Ponte e Maria Alveres Cardoso são avôs paternos de Manoel de Ponte Cardoso (ver Vol. III).

- Jorge Camelo e Catarina Fernandes são bisavôs paternos paternos de Angela Camelo (ver Vol. II, D4).

- João Lourenço é, entre outros, o avô paterno de Margarida Alveres casada com Antônio Machado Neto, de Agueda Cardoso casada com Antônio Vieira Rodovalho, de Maria Fernandes casada com Antônio Fernandes Pacheco, de Agueda Lopes casada com André de Azedias, de João Lourenço Moules,…. Também é bisavô paterno paterno de Luis Lopes Lourenço casado com Dona Maria de Andrade (ver Vol. I).

Vol. V

8 * 11.5 inches - 612 p

Papel : 43$

O volume V descreve sete famílias reconstituídas dos documentos dos arquivos de Angra. A familia Enes Froes de Rodrigo Enes e de Fernão Enes, as de Amador Gaspar e de Inês Alveres, Sebastião Dias Nogueira e de Helena Martins, Pedro Toste e de Maria Pires, e de Maria Fernande Pascoa.

O testamento de João de Aguiar e da esposa dele, desconhecida até lá, e de alguns dos netos deles, permite completar a genealogia conhecida da familia Aguiar. Em particular com três crianças novas entre quem Barbara Ferreira e a descendência dela, João Rodrigues de Aguiar e Barbara Gonçalves de Paiva e seus 8 filhos,  e uma filha nova de Maria de Aguiar com a descendência dela.

A familia Romeiro de Vicente Romeiro e de Ana da Costa é descrita amplamente nos livros de genealogia. Os documentos dos arquivos de Angra permitem de acrescentar isto com o alferes Vicente Romeiro da Costa casado com Francisca Anjos,e emitir hipóteses muito sérias na ascendência do Capitão Vicente Romeiro da Costa casado com Catarina Fernandes.

Vol. VI
Fontes - Sources

FONTES :

Traslado de 478 documentos dos Arquivos de Angra do Heroismo com as novidades genealogicas.

8 * 11.5 inches - 494 p

Papel : 60$

Addenda - Errata - Index
da primeira edição

PRIMEIRA EDICÃO (Vol. I a III) :

- Addenda / Errata

- Index (Vol. I, Vol. II, Vol. III, 1.a edição)

8 * 11,5 inches - 628 p.

Papel : 25$

Index
da segunda edição

8 * 11,5 inches - 590 p.

Papel : 30$

SEGUNDA EDICÃO (Vol. I a V):

- Index geral

- Index por algums apelidos

Contacto com Philippe Garnier :

philippegarnier112@gmail.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • b-googleplus
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now